domingo, julho 13, 2008

THE GATHERING Anne Enright





Anne Enright nasceu em Dublin em 1962. Publicou uma colectânea de contos (“The Portable Virgin”) e também os romances “The Wig My Father Wore”, “What Are You Like”? “The Pleasure of Eliza Lynch”. De todos eles não posso dizer-vos nada, porque não os li. São simplesmente nomes aqui catalogados há espera de tempo para os procurar e ler.

É uma história contada na primeira pessoa. Só este facto nos faz aproximar muito do narrador, que é uma mulher cujo irmão se suicidou. A história começa no momento em que a narradora tem que dizer à mãe que o seu filho está morto. Depois disto, vêem flashback da infância dela, porque este irmão era o seu irmão preferido. É uma história sobre uma família, o que é pertencer a uma família: a sua estranheza, a sua beleza, a sua dependência.

1 - em português este livro tem o título: Corpo Presente. Acho uma aberração terem dado tal título, porque se afasta tanto do título original, mas mais que isso, porque remete para uma interpretação do próprio texto.

2 - sobre a capa da Gradiva, há outro tanto a dizer. Um por-do sol em Brighton, tirado do Getty Image e trabalhado por Photoshop. Uma imagem barata, com a intenção de vender, que nada tem a ver com a riqueza do texto. Anne Enright merecia muito melhor.

1 comentário:

MC disse...

Estás viva! Quem diria;)! Espero ler-te mais frequentemente, agora. Saudades.